Simpósios fomentam produção tecnológica e acadêmica

Por Fernanda Rodrigues

O Congresso Nordestino de Produção Animal ( CNPA) de 2017 contou com momentos exclusivos dedicados a variados simpósios. Além de docentes das universidades federais, o evento ainda teve a participação de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa).

O espaço foi reservado para debater temas de relevância para ajudar no desenvolvimento das tecnologias certas adaptadas as mais variadas condições de clima, solo, espécies, cultura, produção, entre outros fatores.

Um dos temas mais prestigiados foi a conservação e melhoramento de recursos genéticos, ministrado pelo representante da Embrapa, Samuel Paiva. Durante sua explanação, Paiva mostrou as possibilidades de armazenamento genético praticados no Brasil. As duas modalidades de conservação genética apresentadas, in vivo e in vitro, marcam a quebra de alguns paradigmas.

Samuel Paiva da Embrapa (Foto: Fernanda Rodrigues)

O estudioso também apresentou o Sistema Alelo Animal, de consolidação das informações coletadas. Esse sistema é inovador. Foi desenvolvido em parceria com os Estados Unidos e o Canadá. Referência no segmento, já foi adotado em outros países. “Nossa intenção é abrir o uso dessa ferramenta para as universidades e empresas interessadas”, salientou Paiva.

Segundo ele, o futuro dessas técnicas de conservação de material genético é muito promissor. Passam pelo foco nas espécies, integração dos sistemas de informações, aumento do conhecimento sobre as raças e identificação  das características diferenciadas.

Em outro momento, o produtor João Cícero Rodigues relatou sua experiência com o cultivo da palma forrageira para alimentar os animais durante a falta d’água. Na propriedade de 70 hectares, ele cultiva três mil plantas para alimentar 90 bovinos e 120 caprinos. Com entusiasmo visível, o Sr. João disse que a alternativá deu tão certo, que ele compartilhou com os produtores vizinhos ao seu Sítio Atorado, em Acauã, no Piauí.

Produtor João Cícero Rodrigues (Foto: Fernanda Rodrigues)

A experiência do Sr. João é resultado do trabalho do pesquisador Eder Jofry. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois vemos estampado nos rostos dos produtores”, comemorou. Todas as etapas de implantação do sistema de cultivo é acompanhado tecnicamente. A experiência ainda foi implantada em outras propriedades em Petrolina/PE e no Piauí. O representante da Embrapa, Gherman Garcia, salientou que o sucesso dessa inovação passa pelo uso racional da água, geralmente de poços artesianos, na irrigação da plantação de palma.

BANNERS – O CNPA 2017 ainda teve um espaço para a apresentação dos trabalhos inscritos por diversos estudantes. As pesquisas em nível de extensão, mestrado e doutorado refletiram a dedicação e o esforço dos estudantes para contribuir com a produção acadêmica. Os avaliadores analisaram cada resumo, julgando e questionando os estudantes. A apresentação de trabalhos num evento desse porte contribui para o prestígio dos estudantes perante a comunidade científica. Pesquisas bem qualificadas também  elevam o prestígio das universidades.

Apresentação de banners (Foto: Fernanda Rodrigues)

Leave A Comment